Quem Somos

A diretoria da BLUE CHANGE é composta por três pesquisadoras fascinadas por uma realidade que mistura mar, ciências e novas tecnologias, e que acredita que a partir dessa combinação é possível construir uma sociedade melhor e preservar os recursos naturais.

Rio 2016 (34) - Cópia2     SIMONE MILACH 

Oceanóloga pela Universidade Federal do Rio Grande e graduada em Comunicação  pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui certificado em Gestão de projetos pela Fundação Getúlio Vargas, especialização em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e atualmente está cursando o Mestrado em Sistemas de Gestão Sustentável pela Universidade Federal Fluminense (https://www.uff.br) no Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente – LATEC (https://www.latec.uff.br), investigando a temática da Ciência Cidadã em ambientes marinhos e costeiros. Tem 10 anos de experiência atuando em projetos de ambientes marinhos e costeiros e com ênfase em sustentabilidade. Iniciou sua carreira participando de projetos socioambientais em organizações não governamentais, passando para a coordenação de grupos de comunicação e informação socioambiental em instituições de pesquisa, redes de trabalho colaborativas, universidades e empresas e posteriormente no gerenciamento de projetos em empresa de consultoria.

gida2     GILDA ESTEVES

Doutora pelo Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE/UFRJ, mestrado em geologia e geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense – LAGEMAR/UFF, graduação em Biologia e bacharelado em biologia marinha pela Faculdade Maria Thereza – FAMATH. Possui experiência na gestão de equipes multidisciplinares em projetos ambientais, gestão do conhecimento, banco de dados, controle da qualidade dos dados e ciência cidadã. Seus interesses de pesquisa incluem a concepção e avaliação de tecnologias para facilitar a participação dos cidadãos e o seu engajamento na investigação científica. Como exemplo da sua pesquisa atual, ela é coordenadora do projeto de desenvolvimento e produção da Plataforma Fast Science, uma infraestrutura que facilita a modelagem, reutilização, execução e monitoramento de Projetos de Ciência Cidadã (https://fastscience.com.br/). Desde 2016 ela é pesquisadora de pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro e líder de pesquisa do grupo “Futuro da Ciência” do Laboratório do Futuro (http://labfuturo.cos.ufrj.br/pesquisa/temas/futuro-da-ciencia/).

michelini-siteBC      MICHELINI LIMA

Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, possui pós-graduação em MPM – Master in Project Management – pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Há mais de 15 anos atua na gestão de projetos, nos quais os últimos 10 anos dedicados à inciativas nas áreas social e ambiental, junto às fundações, universidades, centro de pesquisas, órgãos públicos,  Organizações da sociedade civil. Coordenou projetos socioambientais, com enfoque em educação ambiental, sustentabilidade e jovens protagonistas, em parceria com as principais ONGs do pais. Em programa financiado pelo BNDES, realizou capacitação de servidores municipais e profissionais do terceiro setor na área socioambiental. Atuou na organização de capacitações, oficinas e cursos de conscientização ambiental. Participou da construção e realizou a gestão de carteira de projetos com alinhamento institucional e políticas públicas e estruturou e implementei sistema de avaliação e monitoramento de indicadores institucionais e do público-alvo das iniciativas.