#FRIDAYSFORFUTURE -MUDANDO JUNTOS POR UM FUTURO MELHOR!

Texto: Tabatha Frony Morgado

Amanhã, dia 15 de março, milhares de pessoas irão juntar seus corpos e vozes a Greta Thunberg. Juntas essas vozes e esses corpos vão formar um movimento global que já está atuando por um futuro para nossas crianças e gerações que correm o risco de não poder existir por conta do aquecimento global.

Na sexta feira, dezenas de milhares de alunos abandonarão as aulas e exigirão que políticos atuem com urgência sobre o assunto. O movimento é de vital importância para a continuidade da vida em nosso planeta. Lutar e demandar resposta política para lidar com as mudanças climáticas é assunto de extrema urgência. Se queremos um planeta para habitar não apenas hoje, mas amanhã e depois, precisamos fazer algo agora!

O movimento #FridaysForFuture (#SextasPeloFuturo) surgiu a partir da militância da jovem sueca Greta Thunberg, que com apenas 15 anos em 2017, deixou a escola e foi sentar-se diante do parlamento sueco com um banner feito em casa que dizia “skolstrejk för klimatet” (greve escolar pelo clima). Um ano depois, seu cartaz foi traduzido para dezenas de idiomas e seu protesto de greve na escola se espalhou para mais de 70 países.

Greta, apesar de ter apenas 16 anos, nos conscientiza da tarefa urgente que é combater as mudanças climáticas e direcionar nossas demandas para os representantes políticos. Ela também nos chama atenção para as ações que nós, individualmente, podemos tomar para diminuir nosso impacto no clima. Por exemplo, reduzir o uso de carro e optar pelo transporte público. Usar mais a bicicleta ou andar a pé nos trajetos mais próximos. Evitar voar de avião. Adotar dieta vegetariana, vegana, ou ao menos reduzir o consumo de carne (devido as grandes extensões de terra necessárias para criação de gado e pelo impacto que o desmatamento, cada vez maior, tem sobre as mudanças climáticas).

Assista o discurso sincero e emotivo de Greta Thunberg, na conferência UN COP24 sobre as alterações climáticas, e entenda porque esse ação global coordenada é tão importante para mostrar que a crise climática é uma crise! Junte-se a nós!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s