Eu voluntária no Projeto Movimento Recreio Limpo!

A seção “Eu Voluntária(o)” foi criada para dar voz aos participantes dos projetos que a Blue Change realiza ou apoio.  Hoje quem fala é Isabella Erzinger, que colaborou nas fases de planejamento, execução e realização do Evento “Cordão Lixo na Praia NÃO!” Idealizado pelo comitê executivo do Projeto Movimento Recreio Limpo que a Blue Change é cofundadora.

  • Projeto: Movimento Recreio Limpo
  • Evento: Cordão Lixo na praia Não!
  • Por Isabella Erzinger

Em dezembro de 2018 eu tive conhecimento do projeto Movimento Recreio Limpo por meio das redes sociais e decidi vir ao Rio de Janeiro durante as minhas férias do curso de Engenharia Florestal na Universidade Federal do Paraná a fim de me engajar ao projeto social.     
Na primeira semana da minha chegada conversei pessoalmente com a Simone Milach, Diretora da Blue Change, e logo em seguida nos reunimos com membros do comitê executivo do Movimento Recreio Limpo para discutimos assuntos referentes ao meio ambiente, como, por exemplo, o lixo nas praias, que é um dos temas mais alarmantes no momento. A região do Recreio dos Bandeirantes é famosa e reconhecida por ser o canto dos surfistas e suas ondas são uma das mais amadas pelos atletas. A função das praias não é somente lazer, mas também é sinônimo de retorno financeiro trazido pelo turismo aos investidores da região e sede de campeonatos de surf, não obstante, suas águas recebem o lixo dos frequentadores, principalmente no fim de semana, que é o período mais caótico em termos de volume de lixo produzido e deixado na areia do mar.

Fotos: Isabella Erzinger

Além da COMLURB, empresa responsável pela coleta de toneladas de lixo das praias, observei que os catadores de lixo, através do trabalho de coleta de lixo para reciclagem e obtenção de renda, possuem papel importantíssimos na redução do lixo que chega definitivamente para dentro dos oceanos. Apesar dos esforços dos dois grupos envolvidos na coleta do lixo ainda vemos todo o tipo de material no mar, trazidos pelos canais e rios, carreados da praia pela ação das ondas ou transportados de outros locais por correntes marinhas. Portanto, nos questionamos: Por que a população degrada algo utilizado por todos e que desempenha função econômica, social e ambiental? Quem é o público que joga lixo e como atingi-lo de forma eficaz? Após vários encontros e reuniões, idealizamos ao longo do mês de janeiro uma ação e inauguramos a primeira edição do “Cordão Lixo no chão, Não!”, que ocorreu no dia 3 de fevereiro, num domingo pela manhã. No dia evento tivemos a participação dos voluntários e do grupo artístico Movimento é Vida, que interagiram com os frequentadores da praia, em especial o público infantil, através de dança, conversas e distribuição de cinzeiros reciclados e coleta de bitucas, contribuindo com dados quantitativos para a iniciativa Mundo Sem Bituca, parceira do evento.

Fotos: Belu Pedrini

Espero que essa ação seja fonte de mudança na mentalidade dos que frequentam as praias e que também passe uma mensagem de estímulo para outros voluntários que queiram se engajar em prol do meio ambiente e fazer a mudança acontecer. A primeira edição da ação já demonstrou cumprir com seu objetivo: fomos incentivados e aplaudidos pelos frequentadores da praia e também pela chegada de um drone que nos filmou enquanto organizávamos a concentração do grupo de voluntários e do movimento artístico.

Quer ser também um voluntario do Movimento Recreio Limpo? Junte-se a nós! Faça o seu cadastro aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s