Cordão lixo no chão, NÃO!

A primeira ação do movimento Recreio Limpo no ano de 2019 aconteceu no início de fevereiro. A Blue Change é cofundadora deste movimento e no evento “Cordão lixo no chão, NÃO!” foi a responsável por sua idealização e realização junto com o comitê executivo do movimento.  O objetivo do cordão foi surpreender os frequentadores da praia através de ações espontâneas, divertidas e inovadoras sobre a importância de cada um de nós, e das nossas pequenas ações diárias, para diminuir o lixo nas praias e preservar o meio ambiente. Contou com a arte do breaking dance dos 4 bboys do grupo “Movimento é vida” e do apoio do Mundo SEM Bitucas, Quiosque Point 5W e do recém-criado grupo “Mova-se”.

Fotos: Belu Pedrini

A concentração foi a partir das 9h no posto 12 – praia do Recreio dos Bandeirantes/RJ, onde os voluntários foram recebidos com uma seção de alongamento e troca de conhecimento e apresentações. As ações de conscientização foram realizadas pelos voluntários que interagiram com os frequentadores da praia através da arte, dança, distribuição de cinzeiros (produzidos pelos próprios voluntários a partir de latas de alumínio), coleta de bitucas e muita animação. A BLUE CHANGE acredita que ao levar o conhecimento sobre os problemas ambientais reais, relacionados ao descarte inadequado de lixo na praia, a mudança acontece! 
O evento terminou no Quiosque Point 5W, parceiro do evento, com um show interativo dos 4 bboys do Movimento é Vida, conversas de conscientização e celebração entre os participantes.

Fotos: Rebeca Hadassa I Fotografia

Durante o “Cordão lixo no chão, NÃO!” os voluntários percorreram 700 m e coletaram 1.214 bitucas. Um número preocupante se comparado ao tamanho da orla do Recreio dos Bandeirantes. De acordo com Natália Zafra do Mundo SEM Bitucas estima-se que 12,3 bilhões de pontas de cigarro são descartadas por dia no planeta! Por isso, o descarte adequado desse material é de extrema importância, já que os filtros de cigarro são tóxicos, demoram 5 anos para se decompor, e podem causar entupimento de bueiro, enchentes, incêndios e contaminação das praias, mares e rios. 
Vamos mudar! Conscientizar! Preservar!  Vem com a gente!
Quer ser um voluntário? Cadastre-se aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s